domingo, 27 de outubro de 2013

Introdução


      Neste blog pretendemos evocar, por relatos orais e imagens, contos populares presentes na memória dos paraibanos, em especial os do Litoral Norte do Estado, abrangendo, por exemplo, os municípios de Baía da Traição, Capim, Itapororoca, Lagoa de Dentro, Mamanguape e Rio Tinto. A proposta foi uma iniciativa da professora Ruth Henrique da Silva, que ministrou a disciplina “Memória, Narrativa e Oralidade” no 4º (quarto) período do curso de Antropologia na Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, localizada na cidade de Rio Tinto.

      A ideia do trabalho era realizá-lo de forma coletiva. Para tanto, a turma se dividiu em grupos, os quais ficaram comprometidos em levantar informações sobre os contos populares de nossa região. Deste modo, logo de início marcamos algumas reuniões para discutirmos o nome do blog, em como o mesmo seria formatado, quais contos haviam sido encontrados, quais se apresentavam existentes na região e como nos dividiríamos para prosseguir na pesquisa de busca dos contos populares.

     Para registrarmos os contos narrados pelos interlocutores consultados, utilizamos materiais como câmera filmadora, câmera fotográfica e caderno de campo, além dos relatos orais: que nos possibilitaram evocar as histórias de vida das pessoas que se viam envolvidas em tais contos.

    A essência deste despretensioso blog, com encantadores contos paraibanos, pode dar voz aos sujeitos que de uma forma ou outra, não tiveram uma intermediação que lhes possibilitasse relatar suas “memórias subterrâneas” (POLLAK, 1989). Sendo assim, as memórias aqui relatadas são de suma importância para os grupos sociais aos quais pertencem, pois são relatos de experiências únicas, de formas de ver, experimentar, conviver, posicionar-se, enfim, de estar e sentir o mundo no qual vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário